Foram encontrados 132 registros para a palavra: LGBT

Assassinatos de LGBT crescem a cada ano 30%, segundo relatório do Grupo Gay da Bahia

Há 38 anos coletando estatísticas sobre assassinatos de homossexuais e transgêneros no país, o Grupo Gay da Bahia (GGB) registrou um aumento de 30% nos homicídios de LGBTs em 2017 em relação ao ano anterior, passando de 343 para 445. Segundo o levantamento, obtido pelo GLOBO, a cada 19 horas um LGBT é assassinado ou se suicida vítima da “LGBTfobia”, o que faz do Brasil o campeão mundial desse tipo de crime.

 A causa das mortes registradas em 2017 segue a mesma tendência dos anos anteriores, predominando o uso de armas de fogo (30,8%), seguida por armas brancas cortantes, como facas (25,2%). Segundo agências internacionais de direitos humanos, matam-se mais homossexuais no Brasil do que nos 13 países do Oriente e África onde há pena de morte contra os LGBTs...

Coordenador municipal da aliança nacional LGBT denuncia que casal de namorados foi agredido na Ilha do Fogo

"Em contato com a redação deste Blog Geraldo José, o coordenador Municipal da Aliança Nacional LGBT, Alzyr Anttonio Sá Brasileiro, denunciou que um casal de namorados gays foi agredido no final da tarde de sábado (5) na Ilha do Fogo, "e a motivação foi a orientaçao sexual".

"Os dois agredidos não querem se expor, estão no momento assustados e por isto não revelam os nomes. Estamos organizando um ato de repúdio na Ilha do Fogo". Segundo Alzir os agressores usaram uma pedaço de madeira para "bater no casal e além da violência física, usavam agressões verbais, a exemplo de que viado tem que morrer”. ..

Univasf: Aula debate com temática da saúde da população LGBTQ+

Aconteceu na última quarta-feira, no campus Centro da Univasf de Petrolina, uma aula seguida de debate com a temática da Saúde da população LGBTQ+. Na ocasião foram debatidas as dificuldades de acesso aos serviços de saúde por essa população, além das especificidades do cuidado e qual deve ser a postura de profissionais de saúde para que o melhor cuidado seja estabelecido.

A atividade foi uma realização da LAMFAC - Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade da Univasf - formada por estudantes de medicina e professores. A facilitação do espaço foi feita pelo Médico de Família Wandson Padilha, que também coordena um ambulatório específico para travestis e pessoas trans na região. Para ele, ainda há muito por avançar: "Nós temos um déficit muito grande na formação em saúde voltada para a população LGBTQ+ e temos realizado trabalhos de qualificação com estudantes e profissionais aqui em Petrolina, mas ainda temos muito a avançar neste tema", afirmou...

Caravana LGBTI+ debate diversidade em Petrolina, objetivo é ampliar o diálogo

A coordenação estadual da Aliança Nacional LGBTI+ começa a partir desta sexta-feira (13) uma caravana por cidades da Região Metropolitana do Recife e Interior de Pernambuco para debater com a sociedade temáticas relacionadas à diversidade. “Nós sabemos que no Interior do Estado a realidade é ainda mais difícil para essa população. A ideia é ampliar o diálogo e unir cada vez mais cidades em torno da causa”, explicou Marco Mota, coordenador da Caravana da Aliança em Pernambuco.

Cidades como Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Arcoverde, Petrolina, Triunfo e Garanhuns serão contempladas com o projeto. “Em cada uma delas, vamos discutir uma temática relacionada às particularidades da cidade”, explica Marco. “Em Jaboatão, por exemplo, vamos falar sobre como a educação pode tratar de maneira mais inclusiva esse público, porque recentemente duas professoras foram afastadas de uma escola da região por trazer o assunto para a sala de aula.”..

Equipe do Bolsa Família passa por capacitação para atender público LGBT

Foi realizada quarta-feira (23) na sede da Casa do Bolsa Família em Juazeiro uma capacitação para atendentes do Cadastro Único com o objetivo de qualificá-los para o atendimento com o público LGBT. A ação realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) foi uma etapa preparatória para a ‘Agenda da Diversidade’ que acontece nesta sexta-feira (25) também na Casa do Bolsa Família.

A capacitação realizada também fez parte da programação do Maio da Diversidade que este ano traz como tema ‘Um olhar para a Juventude LGBT’. Segundo a diretora da Diversidade Luana Rodrigues, “Pensamos em fazer essa capacitação para que os profissionais que lidam com vários públicos diariamente estejam preparados para atender de forma igualitária todos os usuários que procurarem nossos serviços. Trouxemos informações sobre o público LGBT, sobre o decreto 776/17 que dispõe sobre o uso do nome social nas repartições públicas e orientações sobre preenchimento de formulários”...

Juazeiro: Equipe do Bolsa Família passa por capacitação para atender público LGBT

Foi realizada nesta quarta-feira (23) na sede da Casa do Bolsa Família em Juazeiro uma capacitação para atendentes do Cadastro Único com o objetivo de qualificá-los para o atendimento com o público LGBT. A ação realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) foi uma etapa preparatória para a ‘Agenda da Diversidade’ que acontece nesta sexta-feira (25) também na Casa do Bolsa Família.

A capacitação realizada também fez parte da programação do Maio da Diversidade que este ano traz como tema ‘Um olhar para a Juventude LGBT’. Segundo a diretora da Diversidade Luana Rodrigues, “Pensamos em fazer essa capacitação para que os profissionais que lidam com vários públicos diariamente estejam preparados para atender de forma igualitária todos os usuários que procurarem nossos serviços. Trouxemos informações sobre o público LGBT, sobre o decreto 776/17 que dispõe sobre o uso do nome social nas repartições públicas e orientações sobre preenchimento de formulários”...

Prefeitura lança projeto para aprimorar atendimento ao público negro e LGBT em Petrolina 

No Dia Internacional de Luta Contra a Homofobia, celebrado nesta terça-feira (17), a Prefeitura de Petrolina lançou  o projeto ‘Prefeitura sem Preconceito’, que tem o objetivo de apresentar vivencias, capacitar e discutir com os servidores o adequado acolhimento e atendimento ao público negro e LGBT. 

Idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, através da Secretaria Executiva de Juventude e Direitos Humanos, o projeto pretende garantir o direito à diversidade e combater qualquer tipo de discriminação no serviço municipal. ..

Geraldo Pontes de Juazeiro é terceiro colocado na 21ª Edição do Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador

O clima do 21º Concurso de Fantasia LGBT do Carnaval de Salvador, ocorrido na noite da segunda-feira, 12, de Carnaval na Praça Municipal, escadaria do Palácio Thomé de Sousa foi de muito brilho, glamour, mas a coloração do protesto e da denúncia foi expressão antes nunca visto, nas edições anteriores do evento. O ator All Zack idealizador da personagem feminina Gina de Mascar levou um grupo de atores e uma atriz fez discurso em defesa da autonomia das mulheres em relação ao seu corpo, contra o assédio sexual e moral.

No mesmo segmento de denúncia dos crimes contra as mulheres a transformista Ferah Sanchine, entrou no palco executando uma canção de Elza Soares “Maria da Vila Matilde”, na música orienta ligar 180 para denunciar violência contra o gênero feminino. Ao fim da música, ela convidou a trans Millena Passos que reforçou o discurso e ainda falou da violência contra as mulheres travestis e trans...

Em nota, Associação Sertão LGBT pede ao prefeito Miguel Coelho que vete projeto do vereador Elias Jardim

A Associação Sertão LGBT publicou uma nota, repudiando a aprovação do projeto de autoria do vereador Elias Jardim, PHS, que proíbe debates sobre gênero nas escolas municipais. Confira abaixo a íntegra da nota:

"A Associação Sertão LGBT – Vale do São Francisco vem por meio dessa nota emitir seu extremo repúdio as medidas conservadoras e obscurantistas adotadas pela Câmara Municipal de Petrolina na última quinta-feira, 7 de dezembro, ao aprovarem, em sua maioria, o projeto do vereador Elias Jardim que proíbe o ensino sobre a diversidade sexual e de gênero nas escolas públicas e privadas do município, sendo essa intitulada erroneamente por ele como “Ideologia de Gênero”. ..

Projeto de Lei em Petrolina que teve proposta de proibir ideologia de gênero nas escolas causou confusão entre vereador e grupo LGBT

A sessão da Câmara de Vereadores, desta quinta-feira (7), realizada pela manhã em Petrolina, mais uma vez teve confusão. Motivo: a polêmica do projeto de lei (nº 132/17), de autoria de Elias Jardim (PHS), que teve a proposta de proíbir a realização de atividades didáticas referentes a ideologia de gênero nas escolas da rede municipal e privada do municipio

O vereador autor do projeto foi "tachado" de fascista por representantes de grupos LGBT que ocuparam o plenário da Casa Plínio Amorim. O vereador usou versículos da Bíblia para justificar seu projeto. O projeto foi aprovado pela maioria dos votos...

Bolsonaro sobre eleitores LGBT: 'a maioria dos gays é simpática a mim'

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) foi o convidado da série 'Presidenciáveis' do 'Mariana Godoy Entrevista' na noite desta sexta-feira (27). Durante a participação, ele falou de sua possível candidatura nas eleições de 2018 e comentou sobre as privatizações das empresas brasileiras. “A China não está comprando no Brasil, ela está comprando o Brasil. Você não está privatizando as estatais, você está estatizando para os chineses. Abre-se um projeto para a entrada de engenheiros aqui no mercado de trabalho do Brasil, mesmo tendo aí dezenas de milhares de engenheiros desempregados. Ou seja, no futuro, o brasileiro vai exercer funções modestas na empresa. A China está comprando nosso subsolo, está comprando o Brasil. As empresas brasileiras estão sendo estatizadas pelos chineses”, declarou.

Embora envolvido em polêmicas por declarações voltadas à comunidade LGBT, Bolsonaro afirmou que os homossexuais estão com ele: “A maioria dos gays é simpática a mim; e vota em mim. Quem não tem um parente, um amigo [homossexual]. Todo dia recebo mensagens no meu WhatsApp falando: 'Sou gay e estou contigo'. Não adianta você ser hétero ou gay, você não vai ser feliz nunca se não tiver emprego, uma economia ajustada e não tiver como conviver pacificamente no Brasil”...

Univasf: União da Juventude Socialista promoverá encontro LGBTI

A União da Juventude Socialista (UJS), União de Estudantes da Bahia (UEB) e a Nacional LGBT realizarão neste sábado (23) o 1º Encontro LGBTI da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), às 14h, no Anfiteatro do campus de Juazeiro.

Com o tema ‘Construindo Politicas Públicas para a Comunidade LGBTI na Universidade’, o evento tem como objetivo iniciar uma agenda coletiva de construção de uma universidade que compreenda a sua diversidade e pluralidade, superando cotidianamente o machismo como cultura e opressão...

UJS, UEB e UNA realizam o 1º Encontro LGBTI da Univasf em Juazeiro

A União da Juventude Socialista (UJS), de Estudantes da Bahia (UEB) e a Nacional LGBT realizam no próximo sábado (23), o 1º Encontro LGBTI da Univasf, às 14h, no Anfiteatro, no campus de Juazeiro. Com o tema ‘Construindo Politicas Públicas para a Comunidade LGBTI na Universidade’, o evento tem como objetivo iniciar uma agenda coletiva de construção de uma universidade que compreenda a sua diversidade e pluralidade, superando cotidianamente o machismo como cultura e opressão. 

Segundo o presidente da UJS Juazeiro, estudante de Engenharia Elétrica da Univasf, Pedro Lucas, o Encontro vai reunir estudantes, ativistas, professores e pesquisadores dos campi da Univasf. “O encontro além de fortalecer o movimento LGBTI na universidade vai elaborar uma carta que sinalize para o meio universitário e a sociedade os anseios e a importância da garantia de direitos e politicas públicas para comunidade LGBTI”, ressaltou Pedro Lucas. ..

Juazeiro recebe prêmio por fortalecer Políticas Públicas para população LGBTI

A Secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, representou o prefeito Paulo Bomfim em cerimônia de entrega do Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBTI. A premiação aconteceu no último domingo (10) no Teatro Castro Alves em Salvador.

O prêmio é uma condecoração outorgada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) a pessoas, órgãos da administração pública, grupos culturais, iniciativas coletivas, individuais, ou instituições empresariais pelo reconhecimento por suas relevantes contribuições prestadas à promoção da cultura, cidadania e direitos civis de gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans e intersexuais...

Município de Juazeiro será premiado por relevante contribuição à população LGBTI

O município de Juazeiro será um dos 30 homenageados na entrega do Prêmio da Ordem do Mérito Cultural da Diversidade LGBTI, no próximo dia 10, no Teatro Castro Alves em Salvador. O prêmio é uma condecoração outorgada pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) a pessoas, órgãos da administração pública, grupos culturais, iniciativas coletivas, individuais, ou instituições empresariais pelo reconhecimento por suas relevantes contribuições prestadas à promoção da cultura, cidadania e direitos civis de gays, lésbicas, bissexuais, pessoas trans e intersexuais.

A homenagem foi criada em 2012 pelo GGB e acontece anualmente antecedendo a Celebração do Orgulho LGBTI da Bahia. Juazeiro está sendo reconhecido pela instituição do Decreto 776/17 que dispõe sobre o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais no âmbito da administração pública municipal, direta, indireta, autárquica e fundacional. A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama representará o prefeito Paulo Bomfim na cerimônia de premiação...

Vereador de Petrolina faz declarações sobre exibição de beijo gay em TV Local e Comunidade LGBT se revolta

Nesta terça-feira (13) os ânimos se acirraram durante sessão na Câmara de Vereadores de Petrolina. Ontem (12), uma emissora de TV de Petrolina exibiu no final de uma matéria o momento em que dois homens se beijam, em uma homenagem ao Dia dos Namorados.

O vereador Elias Jardim (PP), criticou, durante a sua fala, a reportagem, dizendo que foi um ato “imoral”, diante do horário que foi transmitida, no início da tarde. O parlamentar afirmou que irá apresentar na próxima sessão, terça-feira (20), uma Moção de Repúdio referente ao assunto...

SESAU realiza I Fórum de Saúde da População LGBT

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) realiza, nesta quinta-feira (25), o  I Fórum da Saúde da População  LGBT. O evento é gratuito e será realizado na Câmara de Vereadores, a partir das  08h. De acordo com a superintendente de Gestão de Pessoas da Sesau, Lorena Pesqueira, o Fórum faz parte da programação do Maio da Diversidade, em parceria com a Secretaria e Desenvolvimento Social, Mulher é Diversidade. "Nós vamos articular  políticas  de saúde  para essa população, no sentido de cuidar, prevenir e promover a saúde", explica.

Para compor  a mesa foram convidados: Antônio da Purificação representando a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab); Arianne Moreira, conselheira das políticas LGBTs do Estado; Rogério Leal, médico  da rede municipal; além de representantes da Sesau a da Sedis. Essa é a primeira vez que acontece, em Juazeiro, um fórum  para discutir essa temática. Esperamos contar com a participação da comunidade e dos nossos profissionais  de saúde", conclui a superintendente...

Decreto municipal regulamenta uso de nome social para público LGBT

O prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim assinou nesta terça-feira (16) decreto que regulamenta o uso do nome social e a identidade de gênero de pessoas travestis e transexuais na administração pública municipal. A partir de agora, os órgãos públicos deverão adotar o nome social, ou seja, aquele pelo qual a pessoa é reconhecida em sua comunidade e em seu meio social.

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Cida Gama, este é um avanço que deve ser comemorado. “Estamos vivenciando a IV edição do “Maio da Diversidade” e esse ato do prefeito vem apoiar ainda mais as causas LGBTs”, destacou...

“Maio da Diversidade” tem início com Audiência Pública para população LGBT

A programação da IV edição do “Maio da Diversidade” teve início na manhã desta terça-feira (16) com a realização da I Audiência Pública voltada ao público LGBT. Com o tema “Juazeiro promovendo a cidadania LGBT”, o evento realizado na Câmara de Vereadores, discutiu o fortalecimento de políticas públicas para o segmento e contou com a participação de vereadores, representantes do governo estadual e municipal e de associações.

A audiência foi aberta com a leitura de carta pública contendo demandas dos LGBTs. O documento, segundo seus organizadores, busca a garantia dos direitos fundamentais para esta parcela da população, bem como para seus familiares. “A população LGBT existe. Não é mais possível que sejamos obrigados a escondermos nossos desejos, sonhos e anseios. Acreditamos que não nascemos para amar homens ou mulheres, nascemos para amar pessoas e é como pessoas que buscamos respeito e reconhecimento”, diz um dos trechos lido pela estudante Luiza Duarte...

Audiência pública discutirá políticas públicas para a população LGBT

A Prefeitura municipal de Juazeiro realizará, na próxima terça-feira (16), através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, a I Audiência Pública voltada para a população LGBT. Com o tema “Cidadania para a População LGBT, um Direito Constitucional”, o evento está incluído na programação da IV edição do Maio da Diversidade. A audiência acontece no auditório da Câmara de Vereadores de Juazeiro, das 8h às 13h.

O objetivo da audiência é discutir questões de saúde, educação, segurança, assistência social e nome social. “São políticas fundamentais para a garantia da cidadania para a população LGBT. O governo municipal vem estruturando as políticas públicas dos direitos humanos para esta parcela da população, fortalecendo instrumentos importantes para a promoção e o acesso desta aos diversos setores. Este evento é mais uma forma de mostrar a preocupação da administração com as questões que envolvem este público”, destacou a diretora da Diversidade, Luana Rodrigues...